Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Danos Cerebrais do Álcool na Adolescência.
O álcool é a substância psicotrópica considerada droga ilegal mais utilizada por adolescentes no Brasil e no mundo. Seu consumo nesse grupo é preocupante, tanto pela maior tendência à impulsividade e atividades de risco,
Nessa fase da vida, quanto pelo prejuízo ao desenvolvimento cerebral na infância e na adolescência, determinando repercussões durante a vida adulta.
O álcool afeta negativamente o cérebro de um adolescente mais do que um cérebro adulto, porque o cérebro do adolescente ainda está em desenvolvimento. O álcool pode danificar todos os cérebros , mas para os adolescentes , o dano é mais grave e pode ocorrer com quantidades menores de álcool do que com os adultos.
Solução para o Consumo de Álcool na Adolescência
Adolescentes de todos os tipos abusam de drogas e álcool, não importa o quão bem eles estão indo na escola ou quão saudável é o relacionamento que mantêm com seus pais.
Embora descobrir que um adolescente tenha bebido ou usado drogas pode levar os pais a se preocuparem, ficarem com raiva ou sentirem-se fracassados, é importante superar esses sentimentos em nome da interrupção do problema. Verificar a frequência de utilização precoce de álcool é de extrema relevância para a saúde coletiva, uma vez que, além de estar associado a danos à saúde, também pode estar relacionado ao uso de outras substâncias, comportamento sexual de risco, e envolvimento com episódios de violência e acidentes. Além disso, o uso abusivo pode levar à dependência e é um dos principais fatores de risco para as doenças crônicas no futuro.
O abuso de drogas e álcool requer ajuda profissional e, sem intervenção, pode levar a sérios problemas, incluindo vício, problemas legais e overdose.
Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.
Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!
Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.
Nenhum comentário